A reunião ocorreu com as coordenadorias da Ação Social, Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Saúde, Vigilância Sanitária e APATA - Associação de Proteção dos Animais de Taquarituba, no gabinete da Prefeitura de Taquarituba, para definir as ações e estratégias para castração de animais em Taquarituba.
As ações de notificação serão realizadas pelas equipes da Vigilância Sanitária em casos de negligência e maus tratos, bem como informações educativas voltadas aos cuidados com os animais. A Assistência Social em conjunto com os Agentes Comunitários de Saúde realizarão triagem das famílias tanto dos bairros urbanos quanto da zona rural, através de diligências, para averiguar a existência de animais fêmeas, registrando dados como telefone, endereço e quantidade de animais, priorizando as famílias mais carentes.
O Coordenador da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Gabriel Soldera Bernardes se diz muito satisfeito com a iniciativa. “Precisávamos de uma reunião como essa. Embora a lista de assuntos da coordenadoria seja muito grande, a castração de animais será uma das prioridades.”
Medidas que serão adotadas
A demanda de castração será encaminhada após a triagem e constatação de que o responsável pelos animais (fêmeas) - gatas e cachorras - não apresenta condições financeiras para o procedimento. Os demais atendimentos veterinários emergenciais ao público carente serão realizados através da Coordenadoria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.
Taquarituba