A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Taquarituba (COMDEC) está em alerta devido ao aumento de ocorrências de focos de incêndio. Na semana passada foram 12 chamados, em que apenas 1 incêndio foi ocasionado por queda de cabo de alta tensão.
Por volta das 18h11 do dia 13 de julho, a equipe foi acionada para atender mais uma ocorrência nas proximidades da Avenida Mário Covas, sentido Santa Virgínia. Segundo o Coordenador da Defesa Civil, Adriano Oliveira, a ação foi bem sucedida devido a detalhes importantes, desde a ligação até o envolvimento de servidores de outros setores no combate ao incêndio. "Assim que recebemos a ligação, nos deslocamentos rapidamente até o local, tivemos escolta no trânsito, e por pouco o incêndio não tomou proporções mais graves." O incêndio devastou aproximadamente 8 mil m² de vegetação, com risco de atingir área de preservação ambiental e residências. "Cada segundo é precioso no atendimento às ocorrências. Com muito esforço nós conseguimos combater o fogo", comenta Adriano.
O ressecamento da vegetação causado pelas baixas temperaturas preocupa com relação às queimadas. O inverno é um período típico de agravamento de problemas respiratórios, e as queimadas pioram a situação. Além de prejudicar a saúde de maneira direta por causa da fumaça e fuligem, incêndios causam devastação da fauna e da flora.
Em caso de flagrante, a Polícia Militar deve ser acionada pelo 190.
Números da COMDEC para emergência:
99757-1065 (Adriano)
99711-5985 (Leonardo)
99711-2241 (Milton Barril)
Corpo de Bombeiros: 193.
Taquarituba