Ocorrências com animais silvestres na zona urbana aumentaram em Taquarituba

Defesa Civil Municipal - Sexta-feira, 06 de Maio de 2022


Ocorrências com animais silvestres na zona urbana aumentaram em Taquarituba

A Defesa Civil de Taquarituba atua no resgate e soltura de animais silvestres, e de abril até agora, foram 08 ocorrências registradas, apontando aumento. Dentre os animais resgatados estão: cobra, ratão-do-banhado, saruê, raposa, macaco, coruja e porco-espinho. Um fator que interfere diretamente no crescimento desse tipo de ocorrência e causa muita preocupação é a incidência de queimadas, na maioria das vezes criminosas, em áreas de mata e pastagens. No ano de 2021 foram registradas quase 100 ocorrências com incêndio em diversos pontos do município.


“É muito triste ver que nas queimadas muitos animais não conseguem fugir, e acabam morrendo. Ninhos inteiros de diversos tipos de animais são consumidos pelo fogo, deixando apenas um rastro lamentável de destruição, mesmo com tantos pedidos de conscientização”, comenta o Coordenador da Defesa Civil de Taquarituba, Adriano Expedito de Oliveira. “A época de estiagem é preocupante, porque as queimadas afetam o meio ambiente de forma negativa para animais, que morrem ou se deslocam, totalmente perdidos, em busca de abrigo, e também para os seres humanos, que sofrem com as consequências da fumaça e fuligem, afetando o sistema respiratório, além do risco para a vida e para a propriedade. Intensificaremos as ações educativas, pedindo para que a população colabore”, enfatiza.

 

A Defesa Civil de Taquarituba orienta a população para que o contato seja feito assim que o animal for observado, e que o solicitante permaneça no local até a chegada da equipe. “É importante que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil e não tentem capturar nenhum tipo de animal silvestre, pois eles podem se sentir encurralados e atacar. Também não se deve oferecer alimentos, pois pode ser prejudicial à saúde desses animais. Ter esses cuidados amplia as chances desses animais voltarem com segurança à natureza”, finaliza Adriano.

 

O número da Defesa Civil para contato é o (14) 3762-2366 (Almoxarifado Central).

 

 

 

Prefeitura Municipal


Taquarituba