.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

HISTÓRICO

O núcleo populacional de Taquarituba começou a se formar em uma parte das terras da fazenda Lajeado, localizada na vila de São João Batista do Rio Verde, atual município de Itaporanga. O proprietário dessas terras, Francisco Ferreira Loureiro, é considerado o fundador do município e responsável pela criação das bases para seu crescimento. Após ter construído a capela sob a invocação de São Roque, fez também, em 1886, a doação de uma gleba situada na margem esquerda do ribeirão Lageado, afluente do rio Taquari. O povoado que se formou, conhecido por Formiguinhas de Taquari, apresentou relativo desenvolvimento, e foi elevado a distrito do município de Itaporanga em 1º de dezembro de 1896, recebendo na ocasião o nome de São Roque de Taquari. Essa denominação foi alterada para Taquari em 20 de dezembro de 1905, assim permanecendo mesmo depois de sua elevação a município, em 24 de dezembro de 1925. O nome Taquarituba, cujo significado em tupi é “lugar onde há muitas taquaras”, “taquaral”, só foi adotado posteriormente, em 30 de novembro de 1944.

Todo o ano se realiza em Taquarituba a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes em louvor a São José. Nela, a santa sai em procissão de barcos no Bairro dos Costas até chegar à ilha do Porto Taquari, onde é esperada com grande festa.

 

ORIGEM DO NOME

A palavra Taquarituba (do tupi, takûar-i-tyba) significa, em tupi, ajuntamento de taquaris, taquarizal. Os taquaris que, até hoje, podem ser encontrados ao longo de alguns trechos do Rio Taquari que significam em tupi, pequenas taquaras, ou, antes, pequena taquara, já que não existe o plural nesta língua indígena (de takûara, taquara; e de i - pequeno). Trata-se de uma planta da família das euforbiáceas, cujos ramos ocos servem de canudos para vários fins. Já a outra palavra da composição é tyba, que quer dizer ajuntamento, reunião ou abundancia.

Taquarituba foi fundada em 16/8/1886, por Francisco Ferreira Loureiro, que procedente de Itapeva, adquiriu uma parte das terras da Fazenda Lageado, do então, Município João Batista do Rio Verde, hoje Itaporanga.

Com a denominação de “Formiguinhas do Taquary”, por ato de 10 de outubro de 1889, foi criado o Distrito Policial. O Distrito de Paz, com a denominação de “São Roque do Taquary”, foi criado pela Lei Estadual nº. 461, de 1º de dezembro de 1896, vindo a ter o nome de TAQUARY, pela Lei Estadual nº. 975, de 20 de dezembro de 1905.

Pela Lei Estadual nº. 1038, de dezembro de 1906, teve sua sede elevada à categoria de Vila e de acordo com a divisão administrativa do Brasil, refere-se ao ano de 1911, Taquary figura como Distrito do Município de Itaporanga.

A Lei Estadual nº. 2097, de 24 de dezembro de 1925, criou o Município, como território desmembrado do Município de Itaporanga e elevou-se a sede Municipal à categoria de Cidade.

O Município foi solenemente instalado no dia 14 de março de 1926 sob a presidência do então Juiz de Direito de Capivari, Dr. Alcides Almeida Ferrari, que foi convidado pelo povo de Taquary, especialmente para esse fim.

Em virtude do Decreto-lei Estadual nº. 14344, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro da divisão territorial administrativo-judiciária do Estado de São Paulo, vigente no período de 1945-48, o município passou a denominar-se TAQUARITUBA, permanecendo composto de um só distrito: o de Taquarituba ex-Taquary, nome que constava até então.

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UFMT - 2024

R$ 241,82

.
.

Prefeitura Municipal de Taquarituba - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.