Cultura - Terça-feira, 02 de Outubro de 2018

XIII – FESTIVAL DE MUSICA SERTANEJA “BATISTA DOS SANTOS” FOI UM SUCESSO DE PÚBLICO E INSCRITOS

Aconteceu nesse final de semana o XIII – Festival de Musica Sertaneja “Batista dos Santos”, no Teatro Municipal “Edison Salaky”, onde participaram 23 duplas participantes que foram os seguintes: Zé Rafael e Ariel / Tatui/SP, Ana Laura e Marcelo/ Itaporanga/SP, Ageu e Zé da Viola/ Riversul/SP, Fabio Marcks e Henrique /Itai/SP., Kallebe Viola e Davi/Botucatu/SP, João Vitor e Gabriel /Botucatu/SP, Augusto Cesar e Gustavo/São Manoel/SP, Nando e Adriano/ Jau/SP, Célio e Leandro/ Jau/SP, Letícia Miranda/Itararé/SP, Edinho Violeiro e Edson Martins/ Mogi Guaçu/SP, Mauro e Jacira/Itararé/SP, Zé Henrique e Alessandro/Taquarituba/SP, Junior Donizete P. Costa/Taquarituba/SP,  Levino Francisco/Taquarituba/SP, Alex, Eduardo e Índio Veio / Capão Bonito/SP, Rafaela Carvalho Domingues/Itararé/SP, Celso Pedro dos Santos/Taquarituba/SP, Lucas e Ryan /Taquarituba/SP, Jota Silva e Batista/Taquarituba/SP, Laura e Lizie/ Taquarituba/SP, Bianca Hellen/Itai/SP, .Solange e Edvan/Taquarituba/SP.

As apresentações das classificações do sábado iniciou as 19h e terminou próximo das 2:00 da madrugada, onde foram classificadas 10 duplas para a final que aconteceu no domingo, as 10 duplas selecionadas foram: Célio e Leandro/Jau/SP, Nando e Adriano, Augusto Cesar e Gustavo/ São Manoel/SP, João Vitor e Gabriel/Botucatu/SP, Kalleb Viola e Davi/Botucatu/SP, Ageu e Ze da Viola/Riversul/SP, Ana Laura e Marcelo/Itaporanga/SP, Zé Rafael e Ariel/ Tatuí/SP, Letícia Miranda/Itararé/SP e Fabio Marx e Henrique /Itai/SP

O corpo de jurados foram selecionado pela Apaa Associação Paulista Amigos da Artes, que foram os seguintes:  Jamil Scatena - Musico percusionista/ atuando em diversos grupos musicais desde 1979, participou de 2 anos do programa Viola Minha Viola, acompanhando a imortal Inezita Barroso e vários espetáculos com Ana de Holanda. Membro do Juri do festival sertanejo de Oscar Bressane e do festival de Música Caipira de Porto Ferreira. atualmente é assessor do gabinete do secretario de Estado da Cultura de SP.

Amarildo Pereira - Mestre em Cultura Folclórica titulo concedido pelo Ministério da Cultura. Jurado dos Festivais de Musica Caipira em Caraguatatuba, Festival Canta Violeiro em Cunha, Festival de Música Caipira em são joão do Paraitinga e organizador do festival de Música Caipira de Raiz em Lagoinha.

Arnaldo Freitas - inicio da carreira em 2003, tocou ao lado de diversos artistas, como, Jair Rodrigues, Liu e Leu, Emílio Santiago, Dominguinhos. Durante 10 anos participou como violeiro oficial do Programa "Viola Minha Viola" apresentado pela imortal Inezita Barroso. Fez Turnê pela Europa. 2017 tornou-se embaixador do projeto "Mil Violas", responsável por formar na cidade de Uberlândia/MG a Maior Orquestra de Viola Caipira do mundo - oficialmente reconhecida pelo Guinness Word Records com a marca histórica  é inédita de 661 pessoas.

Os ganhadores do festival levaram para casa uma premiação em dinheiro patrocinada pela CAIXA, na quantia de R$ 3000,00 para o 1.º colocado, R$ 2500,00 , R$ 2000,00, R$ 1500,00 e R$ 1000,00, respectivamente.

E os campeões veio da cidade de de Jau/SP, Célio e Leandro, em 2 lugar, Augusto e Gustavo de São Manoel, 3º - João Vitor e Gabriel, Batucatu/SP, 4.º- Kallebe Viola e Davi, Botucatu/SP e 5.º Nando e Adriano, Jaú/SP.

A melhor dupla de Taquarituba classificada foi Solange e Edvan, levando um troféu de melhor dupla.

O Coordenador da Cultura Thiago Bika e o Prefeito Bola em seus discursos de encerramento disseram da felicidade pelo brilhantismo do festival e agradeceram imensamente aos colaboradores Academia Kong - Rota Agro Produtos Agrícolas - Fermak - Hotel Europa/ Escritório Correta- Opção Rural - Incospel - Vantajão Calçados e Confecções / Chop Germania / Grupo Ioshida e em especial a CAIXA pelo patrocínio da premiação e a  Secretária Estadual da Cultural, Governo do Estado, pelo apoio sempre oferecido.