Saúde - Sexta-feira, 22 de Janeiro de 2021

Prefeitura de Taquarituba inicia vacinação contra o coronavírus

Os profissionais da saúde que estão na linha de frente terão prioridade na imunização

Prefeitura de Taquarituba inicia vacinação contra o coronavírus

O Prefeito e farmacêutico Éder Miano fez a aplicação do imunizante na Técnica em Enfermagem do Posto de Saúde do Novo Centro, Simone Mendes de Oliveira, 37 anos, que foi a primeira pessoa a ser vacinada contra o coronavírus no município, na manhã desta sexta-feira (22). O ato foi transmitido ao vivo em sua página no Facebook.

A profissional perdeu o esposo há pouco mais de 3 meses para a Covid, e mesmo assim continua se dedicando em seu trabalho na linha de frente de combate. Ela trabalha há 11 anos na unidade e há 17 na rede municipal de saúde. “Eu me sinto muito honrada de estar sendo a primeira a estar recebendo essa vacina, por tudo que já passei e por tudo que a gente representa, na verdade. A perda é uma coisa sem volta, mas o que a vacina representa pra gente agora é essa luz, esse caminho, essa esperança que está trazendo pra todo mundo. E eu poder estar representando todos os profissionais da saúde é uma honra.”

As doses foram trazidas ontem (21) do município de Avaré, e contou com escolta policial. A Coordenadora da Saúde Karina Gabriel esteve presente durante o transporte. “Ontem fomos buscar a vacina e nós recebemos um quantitativo pequeno de doses. Nessa primeira grade iremos vacinar os profissionais da linha de frente, vamos priorizar quem está em contato direito com os pacientes, e conforme forem chegando as demais grades, o nosso Prefeito Éder vai estar informando.” Nesta primeira etapa, o município recebeu 319 doses do imunizante e aguarda as próximas remessas.

Durante a aplicação da dose, o Prefeito se emociona. “Um momento histórico, isso nos enche de emoção, nos enche de esperança, e é um privilégio estar aqui participando deste momento, um ato que nós estamos fazendo aqui, a simbologia que traz, isso ficará nas nossas memórias. Pessoas que perderam entes queridos, pessoas que estão passando por problemas devido a enfermidade, devido a essa doença, participar desse momento nos enche de esperança, nos enche de alegria, apesar de tudo isso que estamos passando.”

Transmissão ao vivo da aplicação do imunizante