Saúde - Sexta-feira, 28 de Maio de 2021

Confira a descrição das comorbidades incluídas como prioritárias para a vacinação contra a Covid-19

Documento técnico passou por atualização

Grupo de comorbidadesDescrição
Diabetes mellitusQualquer indivíduo com diabetes.
Pneumopatias crônicas gravesIndivíduos com pneumopatias graves incluindo doença pulmonar obstrutiva cronica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática).
Hipertensão Arterial Resistente (HAR)

HAR= Quando a pressão arterial (PA) permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou PA controlada em uso de quatro ou mais fármacos anti-hipertensivos.
Hipertensão arterial estágio 3PA sistólica ≥ 180mmHg e/ou diastólica ≥110mmHg independente da presença de lesão em órgão-alvo (LOA) ou comorbidade.
Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidadePA sistólica entre 140 e 179mmHg e/ou diastólica entre 90 e 109mmHg na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade.
Insuficiência cardíaca (IC)IC com fração de ejeção reduzida, intermediária ou preservada; em estágios B, C ou D, independente de classe funcional da New York Heart Association.
Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonarCor-pulmonale crônico, hipertensão pulmonar primária ou secundária
Cardiopatia hipertensivaCardiopatia hipertensiva (hipertrofia ventricular esquerda ou dilatação, sobrecarga atrial e ventricular, disfunção diastólica e/ou sistólica, lesões em outros órgãos-alvo).
Síndromes coronarianasSíndromes coronarianas crônicas (Angina Pectoris estável, cardiopatia isquêmica, pós Infarto Agudo do Miocárdio, outras).
ValvopatiasLesões valvares com repercussão hemodinâmica ou sintomática ou com comprometimento miocárdico (estenose ou insuficiência aórtica; estenose ou insuficiência mitral; estenose ou insuficiência pulmonar, estenose ou insuficiência tricúspide, e outras).

Miocardiopatias e PericardiopatiasMiocardiopatias de quaisquer etiologias ou fenótipos; pericardite crônica, cardiopatia reumática.
Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fistulas arteriovenosasAneurismas, dissecções, hematomas da aorta e demais grandes vasos.
Arritmias cardíacasArritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatia associada (fibrilação e flutter atriais; e outras).
Cardiopatias congênita no adultoCardiopatias congênitas com repercussão hemodinâmica, crises hipoxêmicas; insuficiência cardíaca, arritmias; comprometimento miocárdico.
Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantadosPortadores de prótese valvares biológicas ou mecânicas, dispositivos cardíacos implantados (marca-passos, cardio desfibriladores, ressincronizadores, assistência circulatória de média e longa permanência).
Doenças neurológicas crônicasDoença cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório, demência vascular): doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave.
Doença renal crônicaDoença renal crônica estágio 3 ou mais (taxa de filtração glomerular < 60 ml/min/1,73 m2) e/ou síndrome nefrótica.
ImunocomprometidosIndivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea: pessoas vivendo com HIV; doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia: demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses: neoplasias hematológicas.
Hemoglobinopatias gravesDoença falciforme e talassemia maior.
Obesidade mórbidaÍndice de massa corpórea (IMC) ≥ 40.
Síndrome de DownTrissomia do cromossomo 21.
Cirrose hepática Cirrose hepática Child-Pugh A, B ou C.

Fonte: Documento técnico Campanha de Vacinação contra a Covid-19 12° atualização