Taquarituba, domingo, 05 de dezembro de 2021 Telefone (14) 3762-9666

Acesso à Informação - Sexta-feira, 25 de Junho de 2021

Alistamento militar obrigatório: inscrições até 30 de junho

A inscrição pode ser feita on-line

Alistamento militar obrigatório: inscrições até 30 de junho

Os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2021 devem fazer o alistamento militar através do site oficial.

A inscrição on-line é uma forma de evitar aglomerações por conta do coronavírus e também agilizar o processo para o cidadão. A data final é 30 de junho.

Aqueles que não possuem acesso à internet devem comparecer presencialmente à Junta de Serviço Militar (JMS), que em Taquarituba fica localizada no prédio da Prefeitura, na Avenida Mário Covas n°1915, Novo Centro.

Para iniciar o processo de cadastro, o candidato deve apresentar documentos conforme a lista a seguir:

Certidão de Pessoa Física (CPF);

Carteira de identidade;

Comprovante de endereço com CEP;

Endereço de e-mail;

Número de telefone.

Após preencher o formulário, acompanhe os próximos passos no mesmo site. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro.

Impedimentos

Caso o candidato perca o período de alistamento ou não cumpra a Lei nº 4.375, de 1964, que coloca o serviço militar para jovens do sexo masculino como obrigatório, está sujeito a multa e fica em débito com o Serviço Militar. Isso gera impedimentos como não poder tirar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), obter ou renovar passaportes, matricular-se em instituições de ensino ou editais para concurso público, assinar contratos com governos e empresas e ingressar no serviço público.

Foto: Agência Brasil