Serviços Urbanos - Quarta-feira, 14 de Julho de 2021

Defesa Civil de Taquarituba faz alerta em virtude de queimadas

População precisa ficar atenta

Defesa Civil de Taquarituba faz alerta em virtude de queimadas

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Taquarituba (COMDEC) está em alerta devido ao aumento de ocorrências de focos de incêndio. Na semana passada foram 12 chamados, em que apenas 1 incêndio foi ocasionado por queda de cabo de alta tensão.

Por volta das 18h11 do dia 13 de julho, a equipe foi acionada para atender mais uma ocorrência nas proximidades da Avenida Mário Covas, sentido Santa Virgínia. Segundo o Coordenador da Defesa Civil, Adriano Oliveira, a ação foi bem sucedida devido a detalhes importantes, desde a ligação até o envolvimento de servidores de outros setores no combate ao incêndio. "Assim que recebemos a ligação, nos deslocamentos rapidamente até o local, tivemos escolta no trânsito, e por pouco o incêndio não tomou proporções mais graves." O incêndio devastou aproximadamente 8 mil m² de vegetação, com risco de atingir área de preservação ambiental e residências. "Cada segundo é precioso no atendimento às ocorrências. Com muito esforço nós conseguimos combater o fogo", comenta Adriano.

O ressecamento da vegetação causado pelas baixas temperaturas preocupa com relação às queimadas. O inverno é um período típico de agravamento de problemas respiratórios, e as queimadas pioram a situação. Além de prejudicar a saúde de maneira direta por causa da fumaça e fuligem, incêndios causam devastação da fauna e da flora.

Em caso de flagrante, a Polícia Militar deve ser acionada pelo 190.

Números da COMDEC para emergência:

99757-1065 (Adriano)

99711-5985 (Leonardo)