Taquarituba, domingo, 04 de dezembro de 2022 Telefone (14) 3762-9666

Segurança Pública e Defesa Civil - Sexta-feira, 12 de Novembro de 2021

Prefeitura de Taquarituba realiza audiência pública e abre debate sobre criação da GCM

Com projeto do Executivo aprovado pela Câmara de Vereadores, a implantação está prevista para o ano de 2022

Nesta quarta-feira (10), aconteceu na Câmara Municipal de Taquarituba a 1° Audiência Pública e debate com a população sobre a criação da Guarda Civil Municipal de Taquarituba prevista para o ano de 2022. O evento contou com a presença do Secretário de Defesa Social de Buri, Tenente José Maria de Barros; o Subcomandante Laureano e a GCM Maciel, além do prefeito Éder Miano, vereadores, autoridades, coordenadores, secretários e munícipes.

Na ocasião foi apresentado um esboço para lei de criação da Guarda em Taquarituba, com base na Lei Federal n°13.022, que trata do estatuto das Guardas Municipais do Brasil, abordando a estrutura mínima para o funcionamento da GCM e algumas de suas particularidades, bem como atuação através da Brigada de Incêndio, campanhas de educação no trânsito, ronda escolar, proteção das instalações do município, ações preventivas e de combate ao uso de cerol e outras atribuições que são previstas na lei de criação, que torna a GCM subordinada ao Poder Executivo. Perguntas feitas pelos presentes foram prontamente respondidas pelos convidados do município de Buri.

O Prefeito Éder Miano, entusiasmado com esse importante passo para o investimento na segurança da população, reafirma o compromisso que assumiu para o avanço em ações importantes nessa área “A Segurança Pública hoje é um tema debatido no país todo, inclusive no município de Taquarituba, estamos sendo vítimas de diversos furtos, meliantes que invadem lojas, danos ao patrimônio público, isso gera muita insegurança. A criação da Coordenadoria de Segurança Pública foi aprovada pela Câmara, essa audiência foi mais um importante passo dado para a implantação da Guarda Civil Municipal de Taquarituba no próximo ano. Agradeço aos vereadores por essa importante parceria em favor da população que tanto precisa de um pouco mais de tranquilidade".

Com muita positividade, o Secretário de Buri ressalta a importância da GCM “A criação da Guarda Civil Municipal de Taquarituba só vai trazer benefícios para a população, seja na segurança pública urbana, rural, na Defesa Civil, tenho certeza que o ganho vai ser muito grande para a população”, finaliza o Tenente José Maria de Barros.

Uma segunda Audiência Pública será realizada em breve, mas ainda não está agendada.

Da esquerda para a direita: Subcomandante Laureano, vereador Sergio Sá, Secretário de Defesa Social de Buri, Tenente José Maria de Barros; prefeito Éder Miano, GCM Maciel, vereador Zé Botina e vereador Bruno BBC.

Portal atualizado em: 02/12/2022 14:45:46