Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Taquarituba, sábado, 24 de setembro de 2022 Telefone (14) 3762-9666

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Sáb
24/09
Predomínio de Sol
Máx 29 °C
Min 8 °C
Índice UV
11.0
Domi
25/09
Predomínio de Sol
Máx 30 °C
Min 11 °C
Índice UV
11.0
Segu
26/09
Chuva
Máx 24 °C
Min 16 °C
Índice UV
11.0
Terç
27/09
Chuva
Máx 31 °C
Min 18 °C
Índice UV
11.0

Saúde - Segunda-feira, 20 de Junho de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Ministério da Saúde confirma 8° caso de varíola dos macacos no Brasil

Paciente é morador da região metropolitana do Rio de Janeiro


Ministério da Saúde confirma 8° caso de varíola dos macacos no Brasil

O Ministério da Saúde foi notificado sobre o oitavo caso de varíola dos macacos no Brasil, transmitido pelo vírus monkeypox. O paciente é do sexo masculino, 25 anos, morador de Maricá-RJ. O caso foi confirmado pelo Laboratório de Enterovirus do Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, através do método de isolamento viral para confirmar o diagnóstico. O paciente não viajou para fora do país, mas teve contato com estrangeiros.

 

Ainda de acordo com informações do Ministério da Saúde, o paciente encontra-se com quadro clínico estável, não há complicações, e está sendo monitorado pelo Instituto Nacional de Infectologia e pelos órgãos de saúde estadual e municipal.

 

A Coordenadoria Municipal de Saúde de Taquarituba esclarece que os contágios identificados em vários países, desde maio de 2022, estão atribuídos ao contato entre pessoas, portanto, não há participação de macacos na transmissão. Os animais não devem ser violentados ou maltratados, em hipótese alguma.

 

A Coordenadora da pasta, Karina Perez Gabriel, Farmacêutica e Química, alerta sobre as formas de contágio “O contágio da monkeypox se dá através do contato com a lesão da pessoa doente, através de tosse ou espirro, objetos pessoais contaminados ou através de relações íntimas com pessoas contaminadas. Os sintomas da varíola dos macacos são: dor de cabeça, febre e calafrios, gânglios linfáticos inflamados, feridas na pele e esgotamento. No município de Taquarituba não temos nenhum caso suspeito da varíola dos macacos”, salienta.

 

O Prefeito Éder Miano, Biólogo e Farmacêutico, orienta sobre o contato com animais “Por conta de muitas queimadas que o município sofreu no decorrer do ano de 2021, vários animais silvestres foram avistados recentemente na zona urbana de Taquarituba. É muito importante que a população não entre em pânico e muito menos maltrate os animais, pois os primatas têm papel fundamental no meio ambiente, na saúde ambiental e na saúde dos homens. Se algum animal silvestre procurar abrigo em alguma residência, pedimos para que entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 3762-2366, que a equipe estará fazendo a remoção e soltando esse animal em área de mata no município”.

 

Elaborado com informações do Ministério da Saúde.

 

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFMT - 2022

R$ 218,15

Versão do sistema: 2.0.0 - 23/09/2022

Portal atualizado em: 23/09/2022 16:40:30

Prefeitura Municipal de Taquarituba - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.