Saúde - Segunda-feira, 20 de Junho de 2022

Ministério da Saúde confirma 8° caso de varíola dos macacos no Brasil

Paciente é morador da região metropolitana do Rio de Janeiro

Ministério da Saúde confirma 8° caso de varíola dos macacos no Brasil

O Ministério da Saúde foi notificado sobre o oitavo caso de varíola dos macacos no Brasil, transmitido pelo vírus monkeypox. O paciente é do sexo masculino, 25 anos, morador de Maricá-RJ. O caso foi confirmado pelo Laboratório de Enterovirus do Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, através do método de isolamento viral para confirmar o diagnóstico. O paciente não viajou para fora do país, mas teve contato com estrangeiros.

Ainda de acordo com informações do Ministério da Saúde, o paciente encontra-se com quadro clínico estável, não há complicações, e está sendo monitorado pelo Instituto Nacional de Infectologia e pelos órgãos de saúde estadual e municipal.

A Coordenadoria Municipal de Saúde de Taquarituba esclarece que os contágios identificados em vários países, desde maio de 2022, estão atribuídos ao contato entre pessoas, portanto, não há participação de macacos na transmissão. Os animais não devem ser violentados ou maltratados, em hipótese alguma.

A Coordenadora da pasta, Karina Perez Gabriel, Farmacêutica e Química, alerta sobre as formas de contágio “O contágio da monkeypox se dá através do contato com a lesão da pessoa doente, através de tosse ou espirro, objetos pessoais contaminados ou através de relações íntimas com pessoas contaminadas. Os sintomas da varíola dos macacos são: dor de cabeça, febre e calafrios, gânglios linfáticos inflamados, feridas na pele e esgotamento. No município de Taquarituba não temos nenhum caso suspeito da varíola dos macacos”, salienta.

O Prefeito Éder Miano, Biólogo e Farmacêutico, orienta sobre o contato com animais “Por conta de muitas queimadas que o município sofreu no decorrer do ano de 2021, vários animais silvestres foram avistados recentemente na zona urbana de Taquarituba. É muito importante que a população não entre em pânico e muito menos maltrate os animais, pois os primatas têm papel fundamental no meio ambiente, na saúde ambiental e na saúde dos homens. Se algum animal silvestre procurar abrigo em alguma residência, pedimos para que entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 3762-2366, que a equipe estará fazendo a remoção e soltando esse animal em área de mata no município”.

Elaborado com informações do Ministério da Saúde.