Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Taquarituba, quarta-feira, 17 de agosto de 2022 Telefone (14) 3762-9666

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Quar
17/08
Chuva
Máx 18 °C
Min 14 °C
Índice UV
7.0
Quin
18/08
Chuva
Máx 22 °C
Min 14 °C
Índice UV
7.0
Sext
19/08
Chuva
Máx 17 °C
Min 6 °C
Índice UV
7.0
Sáb
20/08
Parcialmente Nublado
Máx 10 °C
Min 6 °C
Índice UV
7.0

Defesa Civil Municipal - Quarta-feira, 20 de Julho de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Cágado gravemente ferido é resgatado pela Defesa Civil de Taquarituba após chamado de morador

Animal recebeu os primeiros socorros no município e encaminhado ao CEMPAS da Unesp de Botucatu


Cágado gravemente ferido é resgatado pela Defesa Civil de Taquarituba após chamado de morador

Na noite desta terça-feira (20), um morador de Taquarituba foi surpreendido com um cágado na Avenida Mário Covas, nas proximidades do bairro Ouro Branco, e imediatamente ligou para a presidente da Associação de Proteção aos Animais de Taquarituba (APATA), Flávia Carvalho, que prontamente entrou em contato com o prefeito Éder Miano e o mesmo acionou a Defesa Civil para fazer o resgate e transporte do animal.

 

Segundo informações do Coordenador da Defesa Civil, Adriano Oliveira, o animal estava gravemente ferido “Fomos acionados para fazer esse resgate, o animal foi encontrado com o casco quebrado, certamente foi atropelado, e o morador, uma pessoa de bom coração, teve o cuidado de colocar o animalzinho no gramado até que a nossa equipe chegasse ao local.”

 

Os primeiros socorros foram prestados através da veterinária Bárbara Camargo, que manteve o animal sob seus cuidados médicos até a manhã desta quarta-feira. “O cágado resgatado teve fratura de carapaça e plastrão, estrutura que cumpre a mesma função que a pele para nós humanos. O animal estava debilitado e com muita dor, com órgãos internos expostos”, comenta a profissional.

 

Logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, o Coordenador de Agricultura, Rolandro Benini, organizou o transporte do cágado, que foi levado até o Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (CEMPAS) da Unesp de Botucatu. 

 

O prefeito Éder Miano, Biólogo e Farmacêutico, que tem a causa animal como uma das marcas de seu Governo, comenta sobre o ocorrido e faz um alerta "É muito importante que as pessoas tenham atenção ao transitar pelas vias, pois alguns animais fazem a travessia e infelizmente correm o risco de serem atingidos por veículos. Outro fator importante é o contato com a equipe da Defesa Civil, que são constantemente orientados a realizarem o resgate de animais silvestres e o transporte, quando necessário. Esse contato precisa ser feito assim que for observado a necessidade, pois cada minuto é precioso e as vidas dos animais silvestres são igualmente preciosas. Agradecemos a todos os envolvidos em mais essa ação de resgate”, finaliza. 
 

O número de telefone da Defesa Civil é (14)3762-2366. 

 

Errata: publicamos em anexo uma imagem de um cágado com curativos, porém a mesma não confere com a realidade apresentada nesta matéria. 

 

Momento em que o animal foi encontrado pelo morador
Constatação de ferimento grave
Atendimento veterinário de primeiros socorros

 


 

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFMT - 2022

R$ 218,15

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/08/2022

Portal atualizado em: 17/08/2022 17:01:30

Prefeitura Municipal de Taquarituba - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.