.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Segurança Pública e Defesa Civil - Sexta-feira, 14 de Abril de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura de Taquarituba cria botão do pânico e reforça importância da cultura de paz nas escolas

Reunião entre gestores e representantes institucionais celebra pacto de cooperação


Prefeitura de Taquarituba cria botão do pânico e reforça importância da cultura de paz nas escolas

Na tarde desta quinta-feira (13), o prefeito de Taquarituba, Éder Miano Pereira, anunciou uma importante medida para auxiliar na segurança das escolas do município. Trata-se do “botão do pânico”, que já está em pleno funcionamento nas unidades de ensino, para que os funcionários possam acionar as autoridades em caso de emergência. 

 

A decisão foi tomada junto à Central de Monitoramento durante o delineamento de ações diante da onda de ataques e notícias falsas envolvendo instituições de ensino da região. O sistema de monitoramento implantado recentemente no município funciona 24 horas por dia, e os plantonistas ficam em alerta para garantir a rápida resposta em caso de acionamento do botão do pânico, ou se identificarem situações em que seja necessário alguma intervenção. 

 

A reunião contou com a presença de membros da Administração Municipal, representantes da Câmara de Vereadores, da Segurança Pública (Polícia Civil, Militar e Penitenciária), Ministério Público, OAB, Diretoria Regional de Ensino, gestores das escolas municipais, estaduais, filantrópicas e sociedade civil, que estão totalmente dispostos a cooperarem em prol ao tema. 


Entre as medidas, aguarda a implantação no município a Atividade Delegada, já assinada junto à Secretaria de Segurança Pública Estadual, que contrata policiais em momentos de folga para ações conduzidas pelo prefeito, em conjunto com a Polícia Militar. 

 

“Precisamos acabar com o pânico generalizado e com as notícias falsas. Criar ou encaminhar fake news é crime, e é muito importante orientarmos as pessoas para que procurem as autoridades e que não divulguem informações sem ter certeza da veracidade. O ambiente escolar é a nossa segunda casa, precisamos também da colaboração das famílias para que conversem mais com seus filhos, acompanhem suas atividades na internet e verifiquem sempre o material escolar”, comenta o prefeito Éder Miano. 

 

“Além das medidas de segurança, vamos ampliar o acompanhamento psicológico, que já é previsto na BNCC, para auxiliar nossas crianças no controle das emoções. Também estamos adequando o quadro de servidores para que todas as escolas tenham o suporte necessário, inclusive já chamamos assistentes sociais para atuarem na Educação. Outro ponto importante é a cultura de paz dentro das escolas e o fortalecimento de vínculos entre família, escola e autoridades”, enfatiza o Coordenador da Educação, Kleberson Gomes de Camargo. 


“O monitoramento 24 horas e a implantação do botão de pânico nas escolas são medidas essenciais para a segurança dos alunos e funcionários. Com a ativação, a Central de Monitoramento recebe o chamado e aciona a polícia em caso de sinistro”, explica o Coordenador do Monitoramento, Silas Martins. 

 


 

 

736 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UFMT - 2024

R$ 241,82

.
.

Prefeitura Municipal de Taquarituba - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.