Defesa Civil Municipal - Segunda-feira, 04 de Setembro de 2023

Defesa Civil de Taquarituba age rapidamente para conter incêndio em plantação de trigo no bairro do Queimadão

Equipe da Defesa Civil e voluntários unem forças para combater as chamas e proteger a natureza

Na tarde do dia 01 de setembro, por volta das 15 horas, a Defesa Civil de Taquarituba recebeu um chamado urgente para lidar com uma ocorrência de incêndio que ameaçava uma plantação de trigo no bairro do Queimadão. A rápida ação das autoridades e da comunidade local foi essencial para evitar uma tragédia maior. A área destruída pelas chamas é de aproximadamente 80.000 m².

Ao chegar no local da ocorrência, a equipe de resgate se deparou com a gravidade da situação. Quatro tratores estavam em ação, criando aceiros para conter o avanço das chamas. Infelizmente, o incêndio já havia adentrado na área de mata nativa próxima e estava se dirigindo rapidamente em direção a outra plantação, aumentando o perigo.

Com dedicação incansável, e após aproximadamente 1 hora de trabalho com o caminhão pipa, a equipe conseguiu finalmente controlar as chamas. Para realizar essa tarefa, foram utilizados cerca de 10 mil litros de água, demonstrando o esforço hercúleo despendido para evitar a propagação do fogo.

Além da equipe da Defesa Civil, uma notável solidariedade da comunidade também se fez presente no combate às chamas. Diversas pessoas voluntárias se uniram à causa, reforçando os esforços para conter o incêndio e minimizar seus impactos na região.

O trabalho conjunto entre as autoridades e a comunidade foi fundamental para preservar não apenas a plantação de trigo, mas também a área de mata nativa e o ambiente natural circundante. Esta situação ressalta a importância da pronta resposta das instituições de resgate e do espírito de solidariedade da população em momentos de crise como esses.