Saúde - Segunda-feira, 09 de Outubro de 2023

100% de cobertura médica na Atenção Básica Municipal de Taquarituba: Parcerias impulsionam a saúde local

Convênios com o Programa Mais Médicos e Governo Estadual fortalecem o atendimento médico na cidade

Um marco histórico na área da saúde foi alcançado em Taquarituba. Com 100% de sua atenção básica municipal agora composta por equipes médicas completas, a cidade celebra os frutos de parcerias estratégicas que resultaram em uma significativa melhoria nos serviços de saúde locais.

Graças a um convênio com o Programa Mais Médicos, do Governo Federal, a necessidade das Estratégias de Saúde da Família foi totalmente atendida. Isso se traduziu em uma maior fluidez nos atendimentos médicos, beneficiando diretamente a população taquaritubense.

Além disso, outra conquista importante foi a implantação de uma Unidade de Saúde, seguindo as diretrizes da CIB 62/2012 (Comissão Intergestores Bipartite), por meio de um convênio com o Governo do Estado. Essa nova unidade amplia o acesso aos cuidados de saúde e reforça o compromisso das autoridades locais em oferecer serviços de qualidade. Um aspecto notável dessa transformação é a atenção à saúde dos indivíduos que se encontram sob custódia do sistema prisional, através da disponibilidade de profissionais de saúde dentro da penitenciária local. Isso garante a realização de ações de atenção básica, melhorando a qualidade de vida dos detentos e contribuindo para a saúde pública em geral.

A Coordenadora Municipal da Saúde, Karina Perez Gabriel, destacou a importância dessas parcerias: "Estamos comprometidos em oferecer assistência médica de qualidade a todos os cidadãos de Taquarituba. Essas parcerias têm sido fundamentais para alcançarmos nosso objetivo de 100% de cobertura médica na atenção básica."

Os moradores de Taquarituba agora desfrutam de uma rede de atenção básica mais robusta e acessível, graças ao empenho da administração municipal em buscar soluções inovadoras e colaborativas. Essa conquista representa um passo significativo em direção a uma comunidade mais saudável e bem cuidada.