Saúde - Segunda-feira, 16 de Outubro de 2023

Saúde de Taquarituba será premiada na 5ª edição do prêmio Luiza Matida

Município é reconhecido por suas ações na luta contra a Sífilis Congênita

Saúde de Taquarituba será premiada na 5ª edição do prêmio Luiza Matida

No próximo dia 25 de outubro, o município de Taquarituba será agraciado com o Prêmio Luiza Matida, durante a 8ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita. A premiação, que destaca os esforços de municípios na redução da transmissão vertical do HIV e/ou sífilis, é promovida pelo Programa Estadual de IST/AIDS-SP, em parceria com a Atenção Básica e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS).

Este ano, o foco da premiação recai sobre a importância da redução da desigualdade social na eliminação da sífilis congênita, uma preocupação de saúde pública que afeta crianças em todo o mundo. A premiação será realizada de forma presencial, e Taquarituba é um dos municípios que atendeu a todos os critérios e indicadores estabelecidos.

A Sífilis Congênita é uma condição séria e evitável que ocorre quando uma gestante com sífilis transmite a infecção para o feto. O Prêmio Luiza Matida tem como objetivo reconhecer e incentivar os municípios do estado de São Paulo que adotam estratégias eficazes para prevenir a transmissão vertical do HIV e da sífilis.
Taquarituba se destacou por sua dedicação à saúde pública, implementando políticas e programas que visam a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado da sífilis. Essa abordagem exemplar contribuiu significativamente para a redução dos casos de sífilis congênita no município.

A cerimônia de premiação, que ocorrerá na 8ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita, será um momento de reconhecimento das conquistas de Taquarituba e de outros municípios que estão fazendo a diferença na área da saúde materno-infantil. Este evento é uma oportunidade para compartilhar experiências e estratégias bem-sucedidas, colaborando para uma sociedade mais saudável e igualitária.