Cultura - Terça-feira, 31 de Outubro de 2023

1ª Conferência Intermunicipal da Cultura AMVAPA e IV Conferência Nacional de Cultura: Democracia e Direito à Cultura em Pauta

Evento reúne autoridades, sociedade civil, artistas e gestores culturais no Centro de Convenções Dr. Richardson Louzada, em Piraju

Nesta segunda-feira, 30 de outubro, o Centro de Convenções Dr. Richardson Louzada em Piraju se transformou no epicentro de discussões e reflexões sobre a cultura brasileira. A 1ª Conferência Intermunicipal da Cultura e a IV Conferência Nacional de Cultura, com o tema "Democracia e Direito à Cultura," reuniram uma gama diversificada de participantes, incluindo representantes de secretarias de cultura, artistas e autoridades de 18 municípios vinculados à AMVAPA.

O evento contou com a presença notável do Presidente da Associação dos Municípios do Vale do Paranapanema (AMVAPA), prefeito Éder Miano, que destacou a importância da cultura na construção da identidade local e no desenvolvimento regional. Denis Alexandre, representando a Secretaria de Cultura do Estado, reforçou o compromisso do governo com o fortalecimento da cultura em nível estadual.

O Prefeito de Manduri, Nivaldo Justi, também esteve presente, reforçando o comprometimento de seu município com a promoção da cultura e das artes. Lair Azevedo Silva, Diretor Executivo da AMVAPA, e Geraldo Rivera, Coordenador de Câmara Técnica da AMVAPA, forneceram insights sobre os esforços conjuntos da associação para promover a cultura na região.

Dentre os palestrantes de destaque, destacam-se Fernando Cordeiro, Diretor de Cultura de Mandirituba/PR, Presidente do Fórum de Gestores do Paraná e Secretário Geral da Rede Nacional de Gestores Municipais de Cultura. Cordeiro compartilhou suas experiências e desafios na gestão cultural, fornecendo valiosas perspectivas para os participantes.

Adriana de Oliveira Milagres, Empresária Artística e Diretora Geral de Produções pela Nega Produções/RJ, bem como Diretora de Comunicação Artística pelo Movimento Pluricultural RECRIA, trouxe sua expertise na interseção entre cultura, arte e comunicação. Com mestrado em educação pela UFRJ e uma notável carreira como pesquisadora educacional pelo GEPROD/UFRJ, suas palavras inspiraram os presentes a considerar o impacto da cultura na formação educacional.

A 1ª Conferência Intermunicipal da Cultura e a IV Conferência Nacional de Cultura em Piraju marcaram um dia de diálogo e reflexão, destacando o papel vital da cultura na construção da democracia e no direito à cultura para todos os brasileiros. O evento demonstrou a unidade dos municípios ligados à AMVAPA na promoção e preservação de suas ricas heranças culturais, sinalizando um compromisso conjunto com o enriquecimento da vida cultural em todo o país.

Apresentação do Presidente da AMVAPA, prefeito de Taquarituba Éder Miano
Momento de credenciamento dos participantes.
Participação ativa de integrantes do setor cultural e fazedores de cultura.