Defesa Civil Municipal - Quinta-feira, 16 de Novembro de 2023

Desafios Superados: Defesa Civil atua incansavelmente após forte vendaval em Taquarituba

Equipe se dividiu para enfrentar alagamentos, quedas de árvores e danos a residências

A noite do dia 14 de novembro ficará marcada na memória dos moradores de Taquarituba, que enfrentaram um vendaval de grandes proporções. A Defesa Civil, acionada imediatamente, atuou incansavelmente durante e após o fenômeno, respondendo a dezenas de chamados de socorro.

Atuação Rápida em Diversos Frentes

A equipe da Defesa Civil se dividiu em duas frentes estratégicas para lidar com as emergências. Uma delas concentrou-se nos alagamentos que surgiram em vários pontos da cidade. Utilizando botas e ferramentas especializadas, a equipe removeu todo o lixo descartado nas vias públicas, que obstruía as grelhas e contribuía para os alagamentos, alguns atingindo até 40 centímetros de altura.

Simultaneamente, outra equipe, munida de motosserra e retroescavadeira, agiu rapidamente para desobstruir os acessos aos bairros Santa Rita de Cássia e Parque São Roque, onde árvores caídas bloquearam completamente as passagens. Três chamados adicionais foram atendidos para remover árvores que caíram sobre casas, gerando preocupações significativas durante o vendaval.

Danos e Solidariedade

Quatro residências foram danificadas, com diversos cômodos destelhados e a perda de móveis. Contudo, a comunidade não ficou sozinha nesse momento difícil. Com a colaboração de voluntários e a intermediação da Coordenadoria de Ação Social, as famílias afetadas receberam apoio imediato. Telhas, colchões, cobertores e outros itens essenciais estão sendo arrecadados para auxiliar na reparação das residências.

Ao longo de 16 horas de trabalho árduo, a Defesa Civil registrou um total de 34 quedas de árvores, 5 pontos de alagamento e 4 casas destelhadas. As vias públicas ficaram repletas de sujeira, com galhos, folhas e lama, demandando esforços adicionais para a limpeza.

Próximos Passos: União para a Reconstrução

Agora, em uma segunda etapa, a Defesa Civil, em conjunto com as Coordenadorias de Limpeza Pública e de Obras Públicas, está focada em minimizar os resíduos vegetais e sujeira remanescentes do vendaval. A união desses departamentos é essencial para garantir uma rápida recuperação e reconstrução da normalidade na cidade de Taquarituba.