Defesa Civil Municipal - Terça-feira, 28 de Novembro de 2023

Defesa Civil de Taquarituba alerta sobre ameaça à vida selvagem em parques urbanos

Irresponsabilidade coloca em risco a fauna e destaca a necessidade de conscientização ambiental

Em mais um episódio preocupante de negligência ambiental, a Defesa Civil recebeu informações alarmantes sobre uma ave silvestre curicaca (Theristicus caudatus) gravemente ferida devido a resíduos de linha de pesca descartados de maneira irresponsável no lago do Parque Nicanor Camargo. Durante as buscas, a equipe de resgate encontrou a ave agonizando no lago do Parque Arnon Firmo de Melo, evidenciando os perigos enfrentados pela fauna devido ao abandono inadequado de materiais de pesca.

A ave, cujos pés estavam gravemente comprometidos, apresentava grande dificuldade para se alimentar e se locomover. Com esforço e persistência, a equipe conseguiu capturá-la, iniciando imediatamente o delicado processo de remoção do material emaranhado. Infelizmente, a ave já havia perdido parte dos pés, revelando o sofrimento causado pela irresponsabilidade humana.

Após a completa remoção das linhas, a ave foi prontamente medicada. Os cuidados intensivos revelaram que, apesar dos danos, a ave seria capaz de se alimentar e se locomover com sucesso. Optando pela preservação do ambiente natural da ave, a equipe de resgate a soltou no mesmo local em que foi capturada, onde vive a maioria de sua espécie.

Em um emocionante desfecho, a ave, que inicialmente mal se movia, prontamente se mostrou ativa na natureza. No entanto, a sociedade é chamada a refletir sobre o impacto de suas ações no meio ambiente e a adotar práticas responsáveis, evitando o descarte inadequado de materiais de pesca e contribuindo para a preservação da fauna e flora em nossos espaços naturais. Conscientização e educação ambiental são fundamentais para garantir um equilíbrio sustentável entre a convivência humana e a preservação da vida selvagem.