Cultura - Sábado, 30 de Dezembro de 2023

Batalha do Brejão: Celebração da cultura periférica e inclusão social agita Taquarituba com apoio da Cultura

MC’s da região se destacam em evento que valoriza a arte de rua e promove a inclusão através da cultura urbana

Na noite do último dia 28 de dezembro, a praça do Ginásio de Esportes Municipal, João Clímaco de Oliveira, foi palco de um espetáculo de talento, resistência e inclusão: a Batalha do Brejão. O evento reuniu MC’s de diversas cidades, unindo as comunidades de Itapeva, Fartura, Taguaí, Itaí, Bauru e Taquarituba em uma celebração única da cultura urbana.

A iniciativa, apoiada pela Coordenadoria de Cultura de Taquarituba e diversos patrocinadores locais, destacou-se não apenas pela intensidade das rimas, mas também pela atenção especial à segurança e acessibilidade. A praça de alimentação contou com a presença dos comerciantes da Feira da Lua, garantindo a participação ativa da comunidade.

Além da fervorosa disputa nas rimas, o evento ofereceu um leque diversificado de manifestações artísticas. Um vibrante painel grafitado foi confeccionado, demonstrando a riqueza da expressão visual urbana. Pocket shows de diferentes vertentes musicais, como trap, funk e rap, animaram o público e trouxeram uma atmosfera ainda mais vibrante à noite.

A noite culminou com a emocionante disputa entre os MC’s, sendo o Brooklin, de Bauru, coroado como o grande vencedor. O segundo lugar ficou com o 16T de Itapeva, seguido por Caíque de Taquarituba, que conquistou o terceiro lugar. Em meio a 20 competidores experientes, esses talentosos artistas mostraram garra, sabedoria e senso crítico, encantando a plateia.

A Batalha do Brejão não foi apenas um evento, mas uma celebração da diversidade, inclusão e talento. A comunidade prestigiou o espetáculo, mostrando que a valorização dessas expressões artísticas é essencial para a construção de uma sociedade mais rica e plural.