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Educação - Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024

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Seminário encerra formação do LEEI em Taquarituba com destaque para práticas de leitura e escrita na Educação Infantil

Educadores compartilham avanços e experiências em evento que celebra o compromisso com o desenvolvimento infantil


Na data de 26 de novembro, das 18 às 20 horas, aconteceu o Seminário Municipal de encerramento da Formação do Projeto Leitura e Escrita - LEEI, na Câmara Municipal. Taquarituba compõe o núcleo 5, polo Unesp Bauru, Botucatu e Avaré, destacando avanços significativos no olhar dos cursistas que apresentaram suas práticas exitosas em torno dos processos de apropriação da leitura e escrita na idade pré-escolar. A formação ocorreu de 23/04 a 26/11 para 35 professores da Educação Infantil, do segmento pré-escolar, tendo como formador municipal, o Gestor e Mestre Eduardo Gasperoni de Oliveira, e a articuladora municipal, a professora Perla Cristina Furlan Louzano.

 

Diversos municípios brasileiros, assim como Taquarituba, envolvidos com o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada – CNCA –, têm investido na formação docente para os educadores da Educação Infantil, peculiarmente para crianças bem pequenas – 4 a 5 anos de idade. Essa formação não se limita ao ensino direto da leitura e escrita; ela abrange também o estímulo ao desenvolvimento de habilidades e competências que facilitarão a introdução em torno do processo de alfabetização. Estes municípios firmaram o compromisso federal com a criança alfabetizada até os 7 anos de idade, ou seja, até o 2º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, estão investindo na formação docente para os educadores da pré-escola na Educação Infantil. 

 

Foco no desenvolvimento integral das crianças

O Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil – LEEI – é uma das ações formativas do CNCA e visa aprofundar a compreensão sobre o papel da Educação Infantil na ampliação das experiências infantis em torno das linguagens oral e escrita, mas, também, traz à baila a reflexão, bem como a valorização docente por parte de outras linguagens tão relevantes quanto a linguagem oral e a escrita – a linguagem artística, cinestésica, digital, matemática, corpórea, visual, híbrida, etc.

 

De acordo com o formador, encerrado o LEEI, espera-se que sua implementação no município de Taquarituba tenha como foco a conscientização por parte dos docentes em torno das práticas dos processos de leitura e de escrita na Educação Infantil, não visando alfabetizar ou mesmo preparar as crianças para o Ensino Fundamental, mas sim  garantir, desde bebês, o acesso e apropriação às culturas da escrita, promovendo práticas pedagógicas que respeitem suas especificidades. Nesse sentido, a estratégia central do LEEI concerniu na formação docente, valorizando brincadeiras e interações como mediadoras do processo de apropriação da leitura e escrita a todas as crianças desde a tenra idade.

 

Seminário celebra práticas pedagógicas e experiências compartilhadas

Cursistas do LEEI puderam socializar práticas exitosas, além de trazer apontamentos em torno de rever a prática docente na Educação Infantil. Na ocasião, as cursistas da E.M. "Professora Maria Esther Di Paschoal", Aline Adriane Domingues de Campos, Érica da Cunha Garbelloto e Maria Donizete de Lima apresentaram com suas crianças das turmas da Fase 1 – A, B e C – a canção "ABC do Sertão", de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, Cordão do Boitatá. Foi uma apresentação incrível com a participação de 28 crianças.

 

Segundo o formador Eduardo “Hoje, é uma noite muito especial em que damos por encerrada nossa formação. Minto! Hoje se encerra nossa formação. Mas, nunca nosso compromisso com a educação, com o desenvolvimento, o cuidado, a responsabilidade e a responsividade com as nossas crianças”, enfatizou. Finalizando, agradeceu a presença dos cursistas, pois a efetivação do LEEI, em suas palavras, não seria possível sem o empenho e a dedicação dos professores. Também disse que, “na vida de docência, os professores passam por alguns percalços e desafios mas, resilientes como são, não podem deixar a peteca cair.” 

 

Assim, encerrou a cerimônia pedindo ao público presente – que também contou com presença de outros professores, gestores da Educação Infantil, equipe técnica constituída pela supervisão de ensino e pais das crianças que se apresentaram – que se levantassem e cantassem um clássico da nossa música popular brasileira – a canção “Acenda o Farol”, de Tim Maia. “Vocês, professores e gestores, são a luz, são o farol para a educação das nossas crianças”, proferiu o formador. Nesse instante, as luzes da Câmara Municipal foram apagadas e os cursistas, bem como público presente, acenderam as lanternas de seus aparelhos celulares para participar desse momento.

 

Nas palavras de Jorge Larrosa, na IV Jornada Internacional de Educação Infantil Vincular de 2024, segundo Eduardo: “As crianças estão dando os primeiros passos para vir ao mundo, onde tudo é sentido pela primeira vez. A escola precisa dar tempo para o cultivo da sensibilidade, da curiosidade e da beleza. A escola dá as boas-vindas as crianças todos os dias. Tudo o que se apresenta as crianças, recebe as crianças. Tudo dá as boas-vindas. Cultive o assombro, a surpresa e o maravilhamento! A vida deveria ser o assombro e não sair do assombro”.

 

Colaboração: Eduardo Gasperoni de Oliveira

 

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