.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Defesa Civil Municipal - Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura de Taquarituba Capacita Mais de 300 Servidores em Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros

Treinamento estratégico visa reforçar a segurança e a resposta rápida em situações de risco na rede municipal.


A Prefeitura de Taquarituba concluiu uma importante ação de capacitação em segurança, preparando mais de 300 servidores para agir de forma organizada e segura em situações de risco. A Formação de Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros focou em prevenção, resposta rápida e proteção dos servidores e da comunidade escolar.


Sobre o Treinamento

A capacitação foi conduzida pelo Departamento de Segurança do Trabalho em parceria com a empresa Qualyseg – Segurança e Medicina. As instruções foram ministradas por Alex de Assunção Fortes, técnico em segurança do trabalho e bombeiro civil. O processo contou com o apoio logístico da Coordenadoria Municipal da Educação.

Realizado entre 06/11/2025 e 01/12/2025, o curso reuniu servidores da rede municipal de ensino, equipes administrativas, Guarda Civil Municipal (GCM) e Defesa Civil, promovendo a integração entre os setores. O conteúdo abordou teoria e prática em dois módulos principais:

Combate a Incêndio: Incluiu teoria do fogo, classes de incêndio, métodos de extinção, agentes extintores, uso de EPI e procedimentos de abandono de área.

Primeiros Socorros: Abrangeu avaliação inicial, técnicas de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), contenção de hemorragias e procedimentos de desobstrução de vias aéreas.


Conhecimento que Salva Vidas

O impacto do curso demonstrou-se imediato: dias após o encerramento, Antônio Marcos, integrante da Defesa Civil e participante da capacitação, utilizou o conhecimento adquirido para realizar a manobra de desengasgo e salvar a vida de uma criança próximo à sua residência.

O caso reforça a importância da formação contínua e mostra que o investimento em qualificação salva vidas. Rodrigo Andrade, técnico em segurança do trabalho da Prefeitura, agradeceu o empenho dos servidores e destacou o suporte da Coordenadoria da Educação, garantindo que a Prefeitura de Taquarituba continuará ampliando o cronograma de treinamentos.

127 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UFMT - 2025

R$ 253,60

.
.

Prefeitura Municipal de Taquarituba - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.