Defesa Civil Municipal - Sexta-feira, 06 de Maio de 2022

Ocorrências com animais silvestres na zona urbana aumentaram em Taquarituba

Defesa Civil de Taquarituba alerta sobre queimadas, que contribuem com os índices

Ocorrências com animais silvestres na zona urbana aumentaram em Taquarituba

A Defesa Civil de Taquarituba atua no resgate e soltura de animais silvestres, e de abril até agora, foram 08 ocorrências registradas, apontando aumento. Dentre os animais resgatados estão: cobra, ratão-do-banhado, saruê, raposa, macaco, coruja e porco-espinho. Um fator que interfere diretamente no crescimento desse tipo de ocorrência e causa muita preocupação é a incidência de queimadas, na maioria das vezes criminosas, em áreas de mata e pastagens. No ano de 2021 foram registradas quase 100 ocorrências com incêndio em diversos pontos do município.

“É muito triste ver que nas queimadas muitos animais não conseguem fugir, e acabam morrendo. Ninhos inteiros de diversos tipos de animais são consumidos pelo fogo, deixando apenas um rastro lamentável de destruição, mesmo com tantos pedidos de conscientização”, comenta o Coordenador da Defesa Civil de Taquarituba, Adriano Expedito de Oliveira. “A época de estiagem é preocupante, porque as queimadas afetam o meio ambiente de forma negativa para animais, que morrem ou se deslocam, totalmente perdidos, em busca de abrigo, e também para os seres humanos, que sofrem com as consequências da fumaça e fuligem, afetando o sistema respiratório, além do risco para a vida e para a propriedade. Intensificaremos as ações educativas, pedindo para que a população colabore”, enfatiza.

A Defesa Civil de Taquarituba orienta a população para que o contato seja feito assim que o animal for observado, e que o solicitante permaneça no local até a chegada da equipe. “É importante que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil e não tentem capturar nenhum tipo de animal silvestre, pois eles podem se sentir encurralados e atacar. Também não se deve oferecer alimentos, pois pode ser prejudicial à saúde desses animais. Ter esses cuidados amplia as chances desses animais voltarem com segurança à natureza”, finaliza Adriano.

O número da Defesa Civil para contato é o (14) 3762-2366 (Almoxarifado Central).