Taquarituba, domingo, 03 de julho de 2022 Telefone (14) 3762-9666

Assistência Social - Quarta-feira, 15 de Junho de 2022

Prefeitura realiza ações no Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa no centro de Taquarituba

A Praça João Clímaco de Oliveira, frequentada por idosos, foi o local escolhido para o evento

A Prefeitura Municipal de Taquarituba, através da Coordenadoria Municipal da Ação Social, em parceria com a Coordenadoria da Saúde, promoveu um evento com ações para conscientizar a população sobre o tema da campanha Junho Violeta na Praça João Clímaco de Oliveira, região central da cidade, no dia 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

Idosos que estavam no local ou que passaram por ali receberam orientações das equipes dos CRAS, CREAS e Saúde, ocasião em que ocorreu entrega de panfletos informativos e aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar, além de orientações realizadas pelos profissionais da saúde.

A Coordenadora da pasta, Carolina Vieira, comenta sobre a ação “No Brasil, somente no primeiro semestre deste ano, foram registradas mais de 200 mil casos de abandono e violência contra idosos. Essas ações são importantes para que possamos levar informações às pessoas e chamar atenção quanto ao tema. Vários idosos passaram por ali e puderam participar. Fica nosso apelo à sociedade: Se una a essa causa, essa luta é nossa, diga não a Violência contra a Pessoa Idosa”.

A violência contra a pessoa idosa é uma realidade que precisa de muita atenção. Existe a violência física, como maus tratos e abuso, violência por negligência e privação de medicamentos, falta de cuidados de higiene, falta de proteção contra o calor ou frio, abandono e violência econômica praticada por familiares ou pessoas conhecidas. A Organização Mundial da Saúde marcou 15 de junho como sendo o Dia Mundial da Violência Contra a Pessoa Idosa e a campanha Junho Violeta, com objetivo de chamar atenção de toda a sociedade para que os idosos sejam tratados com respeito, carinho e cuidados, sendo uma responsabilidade de todos.

Servidores da Saúde e Social de plantão durante a ação

Versão do sistema: 2.0.0 - 30/06/2022